SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)A vida do bebê: a constituição de infâncias saudáveis e normais nos manuais de puericultura brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

DEVECHI, Catia Piccolo Viero  e  TREVISAN, Amarildo Luiz. Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.409-426. ISSN 1413-2478.

A formação de professores é tema provocativo de um debate infindável, ao mesmo tempo, porém, muito frutífero para o avanço da investigação educativa no Brasil. São muitas as pesquisas, principalmente de pós-graduação, que discutem o assunto. E não é por acaso, pois se trata de uma preocupação característica do momento histórico atual, que busca aclarar as bases teóricas da formação para que seja possível uma educação de qualidade a todos. As motivações deste estudo buscam aliar-se à urgência no enfrentamento desses problemas do campo da formação detectados nas pesquisas acadêmicas, que infelizmente têm sido tratados por vezes de forma apenas corriqueira. Porém, mais do que isso, exigiriam na verdade uma reformulação de seu campo conceitual. Em vista dessa enorme exigência, pretendemos neste trabalho cumprir uma tarefa, definida pela filosofia da educação, de maneira apenas aproximativa, propondo um olhar hermenêutico-reconstrutivo com o intuito de repensar os eventuais equívocos nos rumos do debate.

Palavras-chave : Formação de Professores; Filosofia da Educação; Hermenêutica Reconstrutiva; Pesquisa Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )