SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue47A vida do bebê: a constituição de infâncias saudáveis e normais nos manuais de puericultura brasileiros author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

TUMOLO, Paulo Sergio. Trabalho, educação e perspectiva histórica da classe trabalhadora: continuando o debate. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.443-481. ISSN 1413-2478.

O artigo pretende dar prosseguimento ao debate teórico-político em torno do tema do trabalho como princípio educativo estabelecendo uma interlocução privilegiada com o texto de Gaudêncio Frigotto intitulado "A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe" publicado na Revista Brasileira de Educação n. 40, 2009, no qual o autor faz uma série de considerações críticas a um artigo de Paulo Tumolo publicado originalmente na forma eletrônica em 2003 e posteriormente na bevista Educação & Sociedade n. 90, 2005, com o título de “O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?”. Primeiramente, o presente artigo faz uma avaliação crítica das críticas apresentadas por Frigotto contra o texto de Tumolo, com ênfase em dois conjuntos de questões centrais. A primeira diz respeito à historicidade, à ideia de que devemos “Pensar com Marx para além de Marx”, e à questão da práxis política, e a segunda refere-se aos temas da contradição, da antinomia e do trabalho alienado. Finalmente o artigo discute outras questões concernentes à relação entre trabalho, educação e estratégia de superação do capitalismo.

Keywords : Trabalho como Princípio Educativo; Capitalismo; Classe Trabalhadora; Perspectiva Histórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )