SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47A vida do bebê: a constituição de infâncias saudáveis e normais nos manuais de puericultura brasileiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

TUMOLO, Paulo Sergio. Trabalho, educação e perspectiva histórica da classe trabalhadora: continuando o debate. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.443-481. ISSN 1413-2478.

O artigo pretende dar prosseguimento ao debate teórico-político em torno do tema do trabalho como princípio educativo estabelecendo uma interlocução privilegiada com o texto de Gaudêncio Frigotto intitulado "A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe" publicado na Revista Brasileira de Educação n. 40, 2009, no qual o autor faz uma série de considerações críticas a um artigo de Paulo Tumolo publicado originalmente na forma eletrônica em 2003 e posteriormente na bevista Educação & Sociedade n. 90, 2005, com o título de “O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?”. Primeiramente, o presente artigo faz uma avaliação crítica das críticas apresentadas por Frigotto contra o texto de Tumolo, com ênfase em dois conjuntos de questões centrais. A primeira diz respeito à historicidade, à ideia de que devemos “Pensar com Marx para além de Marx”, e à questão da práxis política, e a segunda refere-se aos temas da contradição, da antinomia e do trabalho alienado. Finalmente o artigo discute outras questões concernentes à relação entre trabalho, educação e estratégia de superação do capitalismo.

Palabras clave : Trabalho como Princípio Educativo; Capitalismo; Classe Trabalhadora; Perspectiva Histórica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )