SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue48Dimensões estratégicas e limites do papel da educação para o desenvolvimento brasileiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

BRUNO, Lúcia. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.48, pp.545-562. ISSN 1413-2478.

O artigo discute as relações existentes entre educação e desenvolvimento econômico, recorrendo à Lei do Valor formulada por Marx. Nessa perspectiva, aborda a formação das novas gerações, inserido-a no âmbito mais vasto da produção e reprodução da força de trabalho, em situações de mais-valia absoluta e de mais-valia relativa. As mudanças no campo educacional são referidas como a tentativa de inaugurar uma nova etapa nesse processo, a partir da reorganização do capitalismo iniciada nos anos de 1980. Questiona a linearidade afirmada na Teoria do Capital Humano entre educação e desenvolvimento econômico, integrando na análise aspectos políticos relativos às lutas e à recusa de estudantes a aprender o que a escola seleciona como relevante, assim como a resistência dos professores às formas de trabalho a que estão submetidos.

Keywords : Reprodução da Classe Trabalhadora; Massificação da Educação; Valor de Uso e Valor de Troca da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )