SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue48“Companheiros de infortúnio”: a educação de “surdos-mudos” e o repetidor Flausino da GamaEscolas municipais de Campinas e vulnerabilidade sociodemográfica: primeiras aproximações author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CANEN, Ana  and  XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.48, pp.641-661. ISSN 1413-2478.

El articulo propone una perspectiva “culturalmente responsiva” como posibilidad desta formación, discutindo la producción del conecimiento en la area, en lo presente milenio, utilisando analise documental de los periódicos internacionales por lo sistema Qualis/CAPES, mais especificamente, Cadernos de Pesquisa y Revista Brasileira de Educação, y también de trabajos y ponencias de las runiónes anuales de la Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), con el foco en los GTs de "Formação de Professores, Didática, Educação e Relações Étnico-Raciais e Gênero, Sexualidade e Educação. Los resultados apresentán un panorama de la temática en la producción academica, problematizando silencios y apontando possibilidads y desafios, podendo contribuir para el desarollo da la formación de maestros para la diversidad cultural.

Keywords : Formación Continuada de Profesores; Diversidad Cultural; Omulticulturalism; Producción del Conocimiento.

        · abstract in English | Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )