SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue48“Companheiros de infortúnio”: a educação de “surdos-mudos” e o repetidor Flausino da GamaEscolas municipais de Campinas e vulnerabilidade sociodemográfica: primeiras aproximações author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CANEN, Ana  and  XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.48, pp.641-661. ISSN 1413-2478.

A formação continuada de professores tem sido objeto de debates nos contextos acadêmicos e políticos. O artigo sugere uma perspectiva “culturalmente responsiva” como caminho promissor para essa formação, analisando, a partir desse olhar, a produção do conhecimento na área, no presente milênio, por intermédio da análise documental de dois periódicos classificados como internacionais pelo sistema Qualis/CAPES, mais especificamente, Cadernos de Pesquisa e Revista Brasileira de Educação, bem como de trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), com foco nos GTs de Formação de Professores, Didática, Educação e Relações Étnico-Raciais e Gênero, Sexualidade e Educação. Os dados oferecem um panorama da temática na produção acadêmica, problematizando silêncios e apontando potenciais e desafios, podendo contribuir para se pensar em formas plurais pelas quais a formação docente para a diversidade cultural pode se desenvolver.

Keywords : Formação Continuada de Professores; Diversidade Cultural; Multiculturalismo; Produção do Conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )