SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48Escolas municipais de Campinas e vulnerabilidade sociodemográfica: primeiras aproximaçõesAvaliação de progresso do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - Novas Fronteiras - edição 2007 e oportunidades de formação de redes cooperativas nas áreas estratégicas e tecnologias portadoras de futuro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

PARO, Vitor Henrique. Progressão continuada, supervisão escolar e avaliação externa: implicações para a qualidade do ensino. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.48, pp.695-716. ISSN 1413-2478.

Derivado de estudo mais amplo sobre a estrutura da escola, este artigo discute resultados de pesquisa de cunho qualitativo realizada em escola pública fundamental sobre questões relacionadas à progressão continuada, à supervisão escolar e à avaliação externa. Tendo presente seu relacionamento com a qualidade do ensino e com a avaliação escolar, esses temas são tratados a partir de um conceito de educação como prática democrática, procedendo-se à crítica da prática pedagógica tradicional. Os dados e análises sugerem que, quanto à progressão continuada, se enfatize a efetividade do ensino, em lugar da passagem ou reprovação de série; com relação à supervisão escolar, se procure desenvolver suas potencialidades de avaliação, assessoria e apoio à prática pedagógica escolar e, com respeito à avaliação externa, se ultrapassem seus estreitos limites atuais, promovendo sua articulação com a supervisão escolar, de modo a superar a mera realização massiva de provas e testes.

Palabras clave : Avaliação Escolar; Supervisão Escolar; Qualidade do Ensino; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )