SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número49O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CIAVATTA, Maria  e  RAMOS, Marise. A "era das diretrizes": a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.49, pp.11-37. ISSN 1413-2478.

Este texto analisa, criticamente, a proposta de atualização das diretrizes curriculares nacionais da educação profissional técnica de nível médio relatada no Conselho Nacional de Educação pelo professor Francisco Cordão, enfocando os seguintes aspectos: a CHAVE como núcleo da proposta de diretrizes; concepções de currículo em disputa na educação profissional; o problema da relação teoria e prática; flexibilidade e fragmentação no currículo modular; interdisciplinaridade. Para isso, retoma inicialmente o sentido das diretrizes na legislação básica da educação no Brasil e a incorporação do tema currículo pela área Trabalho e Educação, à medida que essas se tornam instrumento de direção política e cultural da sociedade no contexto de crise do capital. Discute, ainda, em contraponto à proposta, princípios expostos no documento alternativo elaborado pela sociedade civil e conclui sobre a importância da disputa pela concepção de educação dos trabalhadores no Brasil como meio de construção da contra-hegemonia.

Palavras-chave : Diretrizes Curriculares Nacionais; Educação Profissional; Currículo por Competências; Formação Integrada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )