SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número49As políticas públicas de educação infantil e a utilização de sistemas apostilados no cotidiano de creches e pré-escolas públicasCultura visual e homossexualidades na constituição de “novas” infâncias e “novos” docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CAMPOS, Roselane Fatima. “Política pequena” para as crianças pequenas?  Experiências e desafios no atendimento das crianças de 0 a 3 anos na América Latina. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.49, pp.81-105. ISSN 1413-2478.

Abordamos neste trabalho as políticas atuais destinadas à educação das crianças pequenas na América Latina. Realçamos a emergência dos discursos sobre a "infantilização da pobreza", associada às estratégias de focalização de ações e de políticas sociais, dentre estas as de educação, nos chamados segmentos vulneráveis da população. Tais discursos atualizam antigas práticas de educação compensatória, criando novos dispositivos de controle sobre as crianças e suas famílias. A análise do contexto brasileiro evidencia os crescentes nexos entre as iniciativas governamentais locais e aquelas predominantes em outros países da região latino-americana, especialmente no que concerne à segmentação da educação infantil (priorização da pré-escola). O estudo desenvolvido demonstra a presença na região, em âmbitos governamentais e não governamentais, de discursos conservadores de caráter economicista e biologizante que pretendem ser orientadores desta etapa educativa.

Palavras-chave : Políticas de Educação Infantil na América Latina; Educação Infantil; Pobreza.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )