SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número49Cultura visual e homossexualidades na constituição de “novas” infâncias e “novos” docentesAnálisis crítico de las políticas de formación de directivos escolares en Chile: 1980-20101 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MCCULLOCH, Gary. História da educação e formação de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.49, pp.121-132. ISSN 1413-2478.

Nos últimos trinta anos, a história da educação na Inglaterra, como em muitos outros países, tem sido excluída do currículo de formação de professores. Este encaminhamento tem implicações significativas para a natureza da formação de professores no que diz respeito à relação entre a prática e a teoria. Nesse sentido, o presente estudo avalia a mudança de posição da história da educação como campo de estudo e de pesquisa em relação às suas contribuições para a formação de professores. Demonstramos, a partir da revisão da literatura especializada, que a pesquisa em história da educação tem se desenvolvido de forma exemplar em nível internacional, porém, o resultado desse empreendimento não chega aos programas de formação de professores, tendo como consequência a falta entre os professores de uma compreensão crítica da história da profissão docente, dos professores e da pedagogia e da educação em geral. Dessa forma, este paradoxo que envolve, por um lado, o crescimento da pesquisa sobre a história da profissão docente entre os especialistas e, por outro, a sua ausência nos cursos de formação de professores é o tema principal dessa reflexão. Nas conclusões desse artigo argumenta-se no sentido de que esta pesquisa recente na história da docência tem muito a contribuir para a formação de professores, e que o distanciamento entre a história e o currículo de formação de docentes deve ser superado.

Palavras-chave : História da Educação; História da Profissão Docente; Formação de Professores; Teoria e Prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )