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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

DONOSO, Sebastián et al. Análisis crítico de las políticas de formación de directivos escolares en Chile: 1980-20101. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.49, pp.133-158. ISSN 1413-2478.

Explicar as políticas públicas de seleção, treinamento e desenvolvimento profissional de diretores, nas últimas três décadas no Chile, é o objetivo principal deste trabalho. Portanto, examinamos as habilidades associadas ao exercício de administração e como os processos são evidentes nas declarações. Acredita-se que as mudanças na direção da gestão, e da razão dos diretores, têm sido essencialmente impulsionadas por exigências externas à escola, tendo muitas maneiras diferentes de lidar ao se tratar de uma instituição pública ou privada, o que afeta a colocação de trabalho de recrutamento, selecção, formação inicial e avançada e política de carreira. A partir disso, analisam-se as mudanças na orientação da gestão nas instituições de ensino nos últimos trinta anos, com novas perspectivas e as possíveis consequências decorrentes, concluindo com a identificação dos pontos críticos que precisam ser resolvidos para definir uma política pública para o país nestes assuntos.

Palavras-chave : Formação em Gestão; Gestão da Educação; Sistema Escolar.

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