SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número49Análisis crítico de las políticas de formación de directivos escolares en Chile: 1980-20101As escritas de si na privação da liberdade: jovens em conflito com a lei arquivando a própria vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SOUZA, Ângelo Ricardo de. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.49, pp.159-174. ISSN 1413-2478.

Este artigo discute conceitualmente a gestão escolar, abordando aspectos da sua natureza e objeto, com o objetivo de contribuir com o debate teórico do campo. Utilizando contribuições de autores como Max Weber, Pierre Bourdieu e Licínio Lima, o trabalho aponta a face política da gestão escolar. O estudo conclui destacando que a presença de objetivos e processos institucionais claros e racionais na organização e gestão escolar ou, de outro lado, definições ambíguas desses processos, formas pouco organizadas (ou ausentes) de planejamento, pouco consenso e articulação débil não escondem a natureza política da gestão escolar, pois a ação dos sujeitos neste campo é marcada pela disputa pelo poder.

Palavras-chave : Gestão Escolar; Política Escolar; Poder; Burocracia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )