SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue49As escritas de si na privação da liberdade: jovens em conflito com a lei arquivando a própria vida author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

BRANDAO, Zaia; CANEDO, Maria Luiza  and  XAVIER, Alice. Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.49, pp.193-218. ISSN 1413-2478.

Nosso objetivo no presente trabalho foi ampliar a compreensão do processo de desenvolvimento e manutenção do habitus escolar que favorece o desempenho dos estudantes de ensino fundamental. Analisamos parte das respostas fornecidas por pais e alunos bem como as observações de campo obtidas durante a aplicação de um survey em um conjunto formado por dez escolas públicas municipais e privadas da cidade do Rio de Janeiro. As escolas incluídas na amostra pesquisada foram escolhidas com base nos resultados obtidos pelos alunos na Prova Brasil e no ENEM. Apresentamos os resultados da análise cruzada das rotinas e esforços familiares com as práticas institucionais que apontam para o reforço de disposições favoráveis ao sucesso escolar. Encontramos entre as famílias de camadas populares indícios de empenho relativamente maior no acompanhamento e apoio aos estudos, do que nas famílias dos alunos de nível sociocultural mais elevado. Este resultado levou-nos a procurar caracterizar as experiências estudantis e as diferentes formas de apoio familiar que respondem às demandas escolares. Encontramos ainda estilos de gestão institucional que, articulados a estilos de lidar com a escolaridade dos filhos por parte das famílias, indicam a presença de estratégias combinadas de produção de habitus escolares, oferecendo um panorama instigante para o debate sobre o efeito-escola em estabelecimentos de prestígio.

Keywords : Relação Família-Escola; Habitus Escolar; Escolas de Qualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )