SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue50A estranha não morte da privatização neoliberal na Estratégia 2020 para a educação do Banco Mundial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

VEIGA-NETO, Alfredo. É preciso ir aos porões. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.50, pp.267-284. ISSN 1413-2478.

A partir da metáfora bachelardiana da casa como nossa primeira morada no mundo, o artigo argumenta a favor da necessidade de conhecermos os porões e alicerces arquetípicos e epistemológicos que sustentam as nossas práticas educacionais cotidianas e dão sentido a elas. Ao estabelecer uma diferenciação entre militância (como manifestação de uma actio militaris) e ativismo (como uma prática refletida que visa à transformação), discute-se a importância de manter ativa a vigilância epistemológica e o ethos hipercrítico, capazes de tornar efetivas nossas tentativas de transformação individual e social. O caráter radicalmente contingente das nossas crenças e práticas pedagógicas torna-se evidente quando descemos aos porões e examinamos as condições históricas em que tais crenças e práticas se engendraram e se transformaram em verdades. São exemplos disso alguns dos pressupostos das principais metanarrativas educacionais modernas, como o catastrofismo, o salvacionismo, o prometeísmo, o metodologismo, o messianismo etc.

Keywords : Bachelard; Militância; Ativismo; Hipercrítica; Vigilância Epistemológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )