SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número50Atuação do Tribunal de Justiça de São Paulo com relação ao direito de crianças e adolescentes à educaçãoA polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

MIRANDA, Shirley Aparecida de. Educação escolar quilombola em Minas Gerais: entre ausências e emergências. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.50, pp.378-394. ISSN 1413-2478.

Este texto problematiza a inserção da modalidade de educação quilombola no âmbito das políticas de educação. Considera-se a modalidade no conjunto mais amplo de desestabilizações de estigmas que definiram, ao longo de nossa história, a inserção subalterna da população negra na sociedade e, consequentemente, no sistema escolar. Que tipologias de reconhecimento orientam políticas de educação voltadas para populações remanescentes de quilombos? Analisam-se a educação escolar quilombola no estado de Minas Gerais e a cobertura escolar a partir de indicadores contidos no censo escolar e no relatório do Plano de Ações Articuladas (PAR) dos municípios no ano de 2010. Por fim, interrogam-se tendências de políticas de diversidade na educação que podem informar arranjos para a implantação da modalidade de educação quilombola.

Palabras clave : Quilombos; Modalidades de Educação; Políticas de Diversidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )