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Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CHRISTOFARI, Ana Carolina  and  SANTOS, Kátia Silva. Políticas locais de reestruturação curricular por ciclos: avanços e desafios. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.50, pp.411-431. ISSN 1413-2478.

O texto tem como ponto de partida duas pesquisas de mestrado realizadas entre os anos de 2005 e 2008 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tais estudos abordaram políticas locais de reestruturação curricular por ciclos em diferentes Redes Municipais de Ensino (RME): a de Porto Alegre-RS e a de Vitória da Conquista-BA. As descrições enfatizam os possíveis efeitos das políticas atuais de inclusão escolar no processo de escolarização. Ambas as redes, organizadas por ciclos, têm como objetivo uma compreensão de escolarização como processo contínuo, ininterrupto. Em suas diretrizes, esses contextos adotam indicações de que o processo educacional seja orientado pelo princípio de uma educação democrática e acessível a todos.

Keywords : Educação; Ciclos de Formação; Currículo.

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