SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número51Experiências escolares e dispositivo de biografização: rumo à construção de competências biográficasConsiderações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MORAIS, Artur Gomes de. Políticas de avaliação da alfabetização: discutindo a Provinha Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.51, pp.551-572. ISSN 1413-2478.

A fim de discutir a Provinha Brasil, exame que avalia conhecimentos das crianças brasileiras que estão alfabetizando-se, estudamos as relações entre ensino recebido e desempenho na Provinha. Acompanhamos, durante um ano letivo, 12 turmas de 2º ano de três redes públicas e analisamos o rendimento daqueles alunos na Provinha, no início e no final do ano escolar. Constatamos que o ensino de compreensão de leitura pouco ocorria em muitas das salas de aula observadas e que, quando tinha lugar, as habilidades praticadas não eram as avaliadas pela Provinha. Verificamos, também, uma variação muito grande nos desempenhos das turmas no interior das escolas de uma mesma rede e de diferentes redes de ensino, bem como uma oscilação no nível de complexidade dos itens usados pelo exame a cada edição. Constata-se, assim, a necessidade de discutirmos os currículos brasileiros de alfabetização, a matriz da Provinha e de envolvermos os professores na formulação e no uso daquele exame.

Palavras-chave : Provinha Brasil; Alfabetização; Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )