SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número51Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolarO trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

PORTUGAL, Gabriela. Uma proposta de avaliação alternativa e "autêntica" em educação pré-escolar: o Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC). Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.51, pp.593-610. ISSN 1413-2478.

Neste artigo, descreve-se o contexto oficial português da avaliação em educação pré-escolar e procede-se a uma revisão de estudos e testemunhos sobre a realidade das práticas de avaliação no terreno da educação de infância, em Portugal. Atendendo às práticas avaliativas alternativas desejáveis e/ou recomendadas pela literatura da especialidade, procura-se apresentar e enquadrar conceptualmente um instrumento de avaliação denominado Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC), baseado no trabalho de Laevers et al. (1997), que oferece possibilidades de avaliação alternativa e/ou "autêntica", respondendo plenamente às orientações oficiais e aos atuais consensos científicos sobre qualidade educativa. Finalmente, destacamos a dinâmica e alguns efeitos gerados pelo seu uso na intervenção educacional.

Palabras clave : Avaliação Autêntica; Educação Pré-Escolar; Sistema de Acompanhamento das Crianças; Bem-Estar e Implicação; Desenvolvimento de Competências; Intervenção Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )