SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número51A menina e o menino que brincavam de ser...: representações de gênero e sexualidade em pesquisa com criançasFormação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

KLEIN, Carin. Educação de mulheres-mães pobres para uma “infância melhor”. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.51, pp.647-660. ISSN 1413-2478.

Este artigo analisa a veiculação e produção de alguns ensinamentos direcionados a famílias pobres e como eles posicionavam as mulheres, fundamentalmente, como mães amorosas, educadoras e nutrizes “naturais” e culturais das crianças, responsabilizando-as, quase integralmente, pela prevenção e cuidado da saúde da família e pela geração da “infância melhor”. Os dados etnográficos foram obtidos no contexto de uma política pública de educação e(m) saúde - Primeira Infância Melhor (PIM/RS) - tal como foi implementada em um lócus específico - a cidade de Canoas -, a fim de apreender como o gênero funciona para organizar relações sociais de poder com base em um conjunto de significados e símbolos construídos. Assim, enquanto as crianças público-alvo do PIM são tomadas como vulneráveis, as famílias pobres, representadas pelas mulheres-mães, precisam assimilar ensinamentos apoiados em esquemas teóricos e científicos capazes de produzir uma determinada posição de sujeito - o da mãe-professora.

Palavras-chave : Gênero; Maternidade; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )