SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue51Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processoArtes liberais e ofícios mecânicos nos colégios jesuíticos do Brasil colonial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CARVALHO, Diana Carvalho de; DAROS, Maria das Dores  and  SGANDERLA, Ana Paola. Uma abordagem histórica da psicologia nos cursos de formação de professores: em foco os programas da disciplina em uma escola catarinense na década de 1930. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.51, pp.675-692. ISSN 1413-2478.

Em Santa Catarina, na década de 1930, as escolas normais sofreram uma reorganização em sua estrutura com a preocupação de atribuir um caráter científico à educação. A psicologia, a biologia e a sociologia são as ciências que exercem influência na constituição do pensamento educacional. Este artigo analisa os programas de ensino das disciplinas psicologia educacional (1937/1939) e pedagogia (1937) de um curso de formação de professores. Esses programas evidenciam a preocupação com as fases do desenvolvimento infantil e suas características, cabendo à escola reconhecer as diferenças e adequar o ensino ao desenvolvimento da criança. Aos professores caberia aprender com os conhecimentos científicos e aplicá-los de maneira que tornassem a ação docente o mais pragmática possível.

Keywords : Formação de Professores; Psicologia; Educação Científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )