SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número51Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processoArtes liberais e ofícios mecânicos nos colégios jesuíticos do Brasil colonial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CARVALHO, Diana Carvalho de; DAROS, Maria das Dores  e  SGANDERLA, Ana Paola. Uma abordagem histórica da psicologia nos cursos de formação de professores: em foco os programas da disciplina em uma escola catarinense na década de 1930. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.51, pp.675-692. ISSN 1413-2478.

Em Santa Catarina, na década de 1930, as escolas normais sofreram uma reorganização em sua estrutura com a preocupação de atribuir um caráter científico à educação. A psicologia, a biologia e a sociologia são as ciências que exercem influência na constituição do pensamento educacional. Este artigo analisa os programas de ensino das disciplinas psicologia educacional (1937/1939) e pedagogia (1937) de um curso de formação de professores. Esses programas evidenciam a preocupação com as fases do desenvolvimento infantil e suas características, cabendo à escola reconhecer as diferenças e adequar o ensino ao desenvolvimento da criança. Aos professores caberia aprender com os conhecimentos científicos e aplicá-los de maneira que tornassem a ação docente o mais pragmática possível.

Palavras-chave : Formação de Professores; Psicologia; Educação Científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )