Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478
Resumo
LOPES, Alice Casimiro e COSTA, Hugo Heleno Camilo. A produção bibliográfica em coautoria na área de educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.51, pp.717-730. ISSN 1413-2478.
Neste artigo discutimos a importância de conhecer como a produção em coautoria vem desenvolvendo-se na área de educação e propomos a valorização dessa forma de expressão dos resultados da colaboração científica, principalmente em sua possibilidade de contribuir para a melhor formação de novos pesquisadores. Para isso, realizamos levantamentos sobre a produtividade de 126 pesquisadores, seniores e categoria 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período de 2001 a 2010. Com base na análise dos dados, argumentamos sobre a tendência ao aumento da produção em coautoria entre pesquisadores, mas chamamos a atenção para a pouca expressividade das produções entre orientador e orientando. Defendemos esse processo de produção bibliográfica, compreendendo-o como parte de uma articulação discursiva que contribui para a formação dos mestrandos e doutorandos, bem como insere os pesquisadores em formação na produção de conhecimento da área e em seus meandros político-acadêmicos.
Palavras-chave : Coautoria; Colaboração Científica; Educação; Produção Científica; Pós-Graduação.