SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número51Artes liberais e ofícios mecânicos nos colégios jesuíticos do Brasil colonial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

LOPES, Alice Casimiro  e  COSTA, Hugo Heleno Camilo. A produção bibliográfica em coautoria na área de educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.51, pp.717-730. ISSN 1413-2478.

Neste artigo discutimos a importância de conhecer como a produção em coautoria vem desenvolvendo-se na área de educação e propomos a valorização dessa forma de expressão dos resultados da colaboração científica, principalmente em sua possibilidade de contribuir para a melhor formação de novos pesquisadores. Para isso, realizamos levantamentos sobre a produtividade de 126 pesquisadores, seniores e categoria 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período de 2001 a 2010. Com base na análise dos dados, argumentamos sobre a tendência ao aumento da produção em coautoria entre pesquisadores, mas chamamos a atenção para a pouca expressividade das produções entre orientador e orientando. Defendemos esse processo de produção bibliográfica, compreendendo-o como parte de uma articulação discursiva que contribui para a formação dos mestrandos e doutorandos, bem como insere os pesquisadores em formação na produção de conhecimento da área e em seus meandros político-acadêmicos.

Palavras-chave : Coautoria; Colaboração Científica; Educação; Produção Científica; Pós-Graduação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )