SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue52Usos e limites da imagem da docência como profissãoTrajetórias escolares e prática profissional de docentes das camadas populares author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

MARCELO, Carlos. Las tecnologías para la innovación y la práctica docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.52, pp.25-47. ISSN 1413-2478.

Se há alguma coisa que caracteriza a nossa sociedade hoje, provavelmente, é a mudança. Vivemos em uma sociedade em que a mudança é parte da nossa vida diária. Nós mudamos a forma como podemos interagir, comunicar, trabalhar, comprar, informar, aprender. Mas as mudanças não vieram apenas pelo uso de dispositivos tecnológicos. Podemos dizer que caminhamos para uma sociedade em rede que está procurando formas de organização mais flexíveis, horizontais e eficientes. Uma sociedade na qual o acesso à informação e adequado conhecimento se dá através de circuitos mais abertos, acessíveis e democráticos do que era possível até poucos anos atrás. Neste artigo, analisamos a escola como uma inovação da tecnologia espacial. Para tanto, nos concentramos em três elementos de análise: pessoas que inovarem, contextos de inovação e inovações educacionais próprias.

Keywords : Novas Tecnologias de Informação e Comunicação; Desenvolvimento Profissional; Conhecimento Profissional; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )