SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número52Las tecnologías para la innovación y la práctica docenteEfeito pai professor: o impacto da profissão docente na vida escolar dos filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão  e  DIAS, Regina Lúcia Cerqueira. Trajetórias escolares e prática profissional de docentes das camadas populares. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.52, pp.49-64. ISSN 1413-2478.

Este trabalho tem como objetivo investigar a influência da formação em nível superior nas mudanças ocorridas nas práticas pessoais e profissionais de um grupo de professoras oriundas das classes populares. Busca também identificar e analisar os fatores que contribuíram para que essas docentes obtivessem longevidade escolar, contribuindo ainda para uma reflexão sobre as atuais políticas de formação inicial de professores em nível superior. Quanto à prática docente, os relatos feitos pelo grupo de professoras revelaram mudanças importantes no habitus profissional das participantes da pesquisa. No entanto, o estudo também revelou algumas permanências em suas práticas que parecem indicar que alguns dos problemas vivenciados pelo grupo de docentes, advindos de suas formações familiar e escolar, ainda não foram superados por elas.

Palavras-chave : Formação e Prática Docente; Trajetórias Escolares de Docentes das Camadas Populares; Habitus.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )