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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478
Resumo
NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e. Efeito pai professor: o impacto da profissão docente na vida escolar dos filhos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.52, pp.65-79. ISSN 1413-2478.
Este artigo pretende divulgar os resultados de uma pesquisa de doutorado recentemente finalizada que investigou as práticas educativas de famílias em que pelo menos um dos progenitores exercia a profissão de professor. A pesquisa buscou identificar, analisar e discutir as múltiplas práticas educativas e estratégias de escolarização que pais professores desenvolvem no quadro da vida escolar de seus filhos. Os resultados obtidos mostram que, de um modo geral, os pais professores se mobilizam intensamente para favorecer a escolarização dos filhos, mas que essa mobilização não se dá de modo homogêneo para as diferentes famílias. A origem social, as condições objetivas de existência, a rede de ensino de atuação profissional, as experiências docentes e os modos de configuração das dinâmicas familiares modulam as práticas educativas dos pais professores e impactam a relação que eles estabelecem com a vida escolar dos filhos.
Palavras-chave : Pai Professor; Relação Família-Escola; Práticas Educativas.