Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478
Resumo
CONTE, Elaine. Aporias da performance na educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.52, pp.81-99. ISSN 1413-2478.
O ensaio analisa a questão da performance na educação pela perspectiva filosófica da ação comunicativa, que acrescenta importantes elementos para o entendimento da performance como dimensão pragmática, estética e expressiva do agir humano. Pelo caminho de inspiração hermenêutica, repensamos os horizontes da performance sob a lógica moderna da produção (por coerção, tecnicamente além do agente) e sob uma racionalidade comunicativa que responde às necessidades de realização humana. A performatividade da linguagem exibe um potencial de inovação radical e uma indefinição que rompe com a convencionalidade e as restrições formais das práticas educativas, colocando em jogo as instâncias do inteligível e do sensível. Considerando que nas obras de Habermas não fica explícita uma teoria da performance, o tema é desenvolvido no diálogo com outros pensadores, como momento que requer um avanço na crítica ao performativo da linguagem para aprender a realizar performances próprias.
Palavras-chave : Performance; Educação; Dimensão Estético-Expressiva.