SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue52Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no BrasilA construção da didática no GT didática: análise de seus referenciais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

TREVISAN, Amarildo Luiz; OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach; FAGUNDES, André Luiz de Oliveira  and  PEDROSO, Eliana Regina Fritzen. Filosofia da educação e imagens de docência: o professor viajante ou alquimista?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.52, pp.121-141. ISSN 1413-2478.

O artigo visa relacionar o problema da formação com as imagens de professor fomentadas nos últimos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho Filosofia da Educação (GT-17) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), para entender melhor os modelos de docência propostos. Entre as imagens que emergem dessas produções, duas configurações distintas de docência destacam-se: o “professor alquimista” e o “professor viajante”. A primeira está intimamente ligada às narrativas que dão sustento ao projeto de formação da modernidade, quais sejam, da transformação, da emancipação, da consciência, entre outras; a segunda relaciona-se a uma imagem de professor em que os processos formativos vão se ampliando na própria relação pedagógica. Essas duas perspectivas, de alguma forma, ancoram as discussões sobre a formação docente, fomentando, em consequência, a construção de imagens-modelo de professor. Suas características fundamentais delineiam diferentes caminhos para a constituição e o exercício da docência.

Keywords : Imagens; Docência; Formação; Filosofia; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )