SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número52Filosofia da educação e imagens de docência: o professor viajante ou alquimista?Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

PIMENTA, Selma Garrido; FUSARI, José Cerchi; ALMEIDA, Maria Isabel de  y  FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. A construção da didática no GT didática: análise de seus referenciais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.52, pp.143-162. ISSN 1413-2478.

Ao considerarmos as condições difíceis em que se coloca a escola hoje, a didática tem sido desafiada a encontrar novos espaços de significação. Como agir/pensar didaticamente quando não há condições mínimas para a organização de um espaço/tempo educacional que valorize o ensinar e o aprender? Neste artigo, propusemo--nos a analisar a produção teórica e as pesquisas produzidas nos últimos 20 anos (1988-2008) no Grupo de Trabalho Didática (GT-04) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Partimos do pressuposto de que, quer como campo teórico, quer como prática social, ela funciona como caixa de ressonância e de reverberação dos desafios que o contexto socioeconômico e político propõe à tarefa educativa. Observamos no conjunto dos trabalhos analisados uma certa dispersão epistemológica e de paradigmas nas pesquisas da área. As pesquisas realizadas reafirmam quatro focos de análise: as práticas docentes; os contextos da prática; as mediações entre ensino e aprendizagem e as pesquisas de cunho epistemológico.

Palabras clave : Especificidade Didática; Ensino; Aprendizagem; Epistemologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )