SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número52A construção da didática no GT didática: análise de seus referenciaisEducação, (in)justiça social e direitos humanos: combatendo desigualdades na globalização turbocapitalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

TENREIRO-VIEIRA, Celina  e  VIEIRA, Rui Marques. Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.52, pp.163-188. ISSN 1413-2478.

É hoje amplamente defendida uma educação em ciências e em matemática, numa perspectiva de literacia, que habilite cada um a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos e um ambiente sustentável para as gerações atuais e futuras. Nessa linha, em conjugação com o facto de o pensamento crítico emergir como proeminente e estreitamente ligado à literacia científica e matemática, o presente artigo centra-se em estudos desenvolvidos pelos autores com a finalidade de conferir clareza e inteligibilidade a esse campo, estabelecendo um referencial que possa ser usado para orientar a formação de professores e a educação em ciências e em matemática das crianças e jovens. O referencial aqui apresentado configura-se como um suporte à construção de ideias claras acerca de literacia científica, literacia matemática e pensamento crítico, passíveis de serem congruentemente plasmadas no desenvolvimento de materiais didáticos e de práticas pedagógico-didáticas intencional e fundamentadamente orientadas para o promover da literacia crítica dos alunos.

Palavras-chave : Literacia Científica; Literacia Matemática; Pensamento Crítico; Formação de Professores; Educação em Ciências e em Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )