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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478
Resumo
PEREIRA, Marcos Villela. A escrita acadêmica: do excessivo ao razoável. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.52, pp.213-228. ISSN 1413-2478.
O artigo propõe uma reflexão pontual sobre a natureza da escrita, colocando em análise procedimentos argumentativos, enunciativos e dispositivos de produção de regimes de verdade no interior de textos acadêmicos. Discute a tensão entre escritor e leitor, constituindo a escrita como um campo turbulento de disputa e negociação de sentidos e significados de modo que a mútua interpelação produza deslocamentos na direção da constituição do sujeito escritor e do sujeito leitor. Apresenta uma revisão de estilos de escrita acadêmica, apontando potencialidades e fragilidades, destacando-se os riscos que o exagero e o excesso podem produzir nos efeitos de apreensão e compreensão do conteúdo. Propõe, a modo conclusivo, a ponderação e a plausibilidade como estratégias de estabelecimento de uma medida do que seja o razoável no interior da cultura acadêmica.
Palavras-chave : Escrita; Ponderação; Plausibilidade; Subjetivação; Cultura Acadêmica.