SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número53Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitadaA difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BARRERE, Anne. Controlar ou avaliar o trabalho docente: estratégias dos diretores numa organização escolar híbrida. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.285-300. ISSN 1413-2478.

Desde a descentralização dos anos de 1980 e, ainda mais, desde o fortalecimento da avaliação no âmbito das políticas educativas nos anos 2000, os diretores de estabelecimentos de ensino secundário na França viram crescer a sua função no que diz respeito à supervisão do trabalho dos professores. Na teoria, esses profissionais, antes focados principalmente no trabalho administrativo, deveriam agora voltar sua ação para o trabalho pedagógico da escola, acompanhando, assim, o desempenho dos alunos. Entretanto, na prática, as estratégias dos diretores variam segundo os contextos. Na maior parte do tempo, essas estratégias articulam formas antigas e novas de regulação. Este artigo se propõe a analisá-las com base em uma pesquisa qualitativa realizada em 2005, junto a 40 diretores de escolas secundárias no norte da França. Considerando que a avaliação é frequentemente descrita a partir de perspectivas sistêmicas e macrossociais, faz-se necessário entender o que ela produz no cotidiano dos estabelecimentos escolares.

Palavras-chave : Escolas; Diretores; Professores; Controle; Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )