SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número53Controlar ou avaliar o trabalho docente: estratégias dos diretores numa organização escolar híbridaA parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

AQUINO, Julio Groppa. A difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.301-324. ISSN 1413-2478.

O presente artigo tem o propósito de configurar um horizonte possível da difusão do pensamento de Michel Foucault na literatura educacional brasileira, por meio da focalização de duas grandes frentes escriturais: os livros e os artigos divulgados em 15 periódicos da área, no período entre 1990 e 2012. No segundo caso, fulcro da investigação levada a cabo, foram selecionados 132 artigos que tomaram o pensamento foucaultiano como modo de trabalho, tendo sido analisados segundo: sua frequência e cronologia; a filiação institucional dos autores, bem como o rol dos mais assíduos; as obras de Foucault mais referidas; as temáticas e os tópicos teóricos mais visitados; por fim, os tipos investigativos empregados nas argumentações. As reflexões finais do artigo apontam para a exigência de perspectivar, para além da difusão, os múltiplos modos de apropriação das ideias do pensador no campo educacional brasileiro e, portanto, a diversidade de efeitos daí decorrente.

Palabras clave : Michel Foucault; Literatura Educacional; Difusão de Ideias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )