SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número53A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogiaNação, região, sertão e a invenção dos brasis: chaves de leitura para a história da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de  e  CUNHA, Marcus Vinicius da. O discurso psicológico de John Dewey. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.339-354. ISSN 1413-2478.

Este trabalho examina o discurso do filósofo e educador americano John Dewey (1859-1952) sobre o tema “natureza humana”, adotando como referência o livro Human nature and conduct: an introduction to Social Psychology. Nesse livro, publicado em 1922, Dewey discute conceitos fundamentais da psicologia - instinto, hábito, inteligência e outros - e propõe uma nova ciência psicológica; suas elaborações abrangem os campos da filosofia, da psicologia e da educação. A metodologia para análise do discurso segue os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, os quais se baseiam nas teorias de Chaïm Perelman e Stephen Toulmin.

Palavras-chave : John Dewey; Psicologia Social; Fundamentos da Educação; Análise Retórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )