SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número53Nação, região, sertão e a invenção dos brasis: chaves de leitura para a história da educaçãoProdução cultural e redes de sociabilidade no currículo e no cotidiano escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Escola compulsória inglesa: história e historiografia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.377-398. ISSN 1413-2478.

O estudo da implementação da escola obrigatória ao final do século XIX revela um fenômeno transnacional, em que os mais distintos países ocidentais construíram sistemas de ensino voltados para a universalização da educação elementar. No interior deste quadro, a Inglaterra apresenta um percurso característico, tendo sido um dos últimos países europeus a afirmar a escolarização da infância como dever das famílias e obrigação do Estado, embora constituísse a mais importante nação naquele período. Tendo como fonte o estudo das obras e periódicos científicos ingleses e europeus do campo da história e história da educação, busca-se analisar os referenciais historiográficos da produção inglesa sobre o tema, bem como apresentar o percurso histórico de legitimação da intervenção do Estado na instrução elementar. Na análise deste percurso tem-se como foco os projetos de acesso à instrução e cultura letrada desenvolvidos pelos distintos atores sociais, notadamente Estado, Igrejas e as classes trabalhadoras, ao longo do século XIX, na tensão entre a intervenção do Estado e o ideário liberal.

Palavras-chave : Obrigatoriedade; Escola; Inglaterra; Atores; Século XIX.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )