SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número53Escola compulsória inglesa: história e historiografiaFormação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CARVALHO, Janete Magalhães. Produção cultural e redes de sociabilidade no currículo e no cotidiano escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.399-414. ISSN 1413-2478.

Toma cultura(s) como a pluralidade de processos sociais de produção e “usos” das significações da vida social. Problematiza os conceitos de indústria cultural, cultura de massa e “multidão”, apontando para a urgência de movimentos singulares e cooperativos em direção ao comum, construído por lutas e trabalho: material e imaterial. Analisa o atravessamento das redes de sociabilidade na produção do cotidiano escolar, enfocando os usos e consumos da produção cultural. Destaca como a escola parece se efetivar, ainda, intensamente, na dicotomia entre os lugares e os espaços e os tempos da criação e da ação política. Considera, assim, a necessidade da utilização dos espaços e tempos escolares lisos e estriados de modo tático e estratégico, para o incremento das redes de “inteligência coletiva”, visando à constituição do currículo em redes de subjetividades político-inventivas, de sociabilidades múltiplas, nas quais a cultura é expressa, sempre, no plural.

Palavras-chave : Cultura; Produção Cultural; Redes de Sociabilidade; Currículo; Cotidiano Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )