SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número53Produção cultural e redes de sociabilidade no currículo e no cotidiano escolarTrabalho do professor pesquisador diante da expansão da pós-graduação no Brasil pós-LDB índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

HOSTINS, Regina Célia Linhares. Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.415-434. ISSN 1413-2478.

O artigo trata de estudos sobre a pós-graduação stricto sensu em educação, no Brasil. Resulta de pesquisa de caráter documental que buscou identificar as tendências teórico-metodológicas que fundamentaram a formação dos pesquisadores em educação, a partir da análise das estruturas curriculares - disciplinas, ementas e bibliografias - dos programas considerados de excelência e com padrão internacional na avaliação trienal 2007 da CAPES. As informações foram coligidas nos Cadernos de Indicadores, disponíveis no Portal da CAPES, link Avaliação. Os resultados evidenciaram um perfil epistemológico de formação que conjuga diversidade, ineditismo e singularidade de temas e a discussão dos referentes teóricos vinculados ao que se denomina “giro linguístico” (Deleuze e Foucault), “giro hermenêutico” (Gadamer) e “giro pragmático” (Habermas) na perspectiva da nova filosofia da ciência e da sociologia da ciência.

Palabras clave : Educação; Pós-Graduação; Avaliação; Formação do Pesquisador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )