SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número54Políticas públicas e infancia: deseos y límites a la igualdad en la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

ERNICA, Mauricio. Desigualdades educacionais no espaço urbano: o caso de Teresina. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.54, pp.523-788. ISSN 1413-2478.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em Teresina/ PI, cujo objetivo foi apreender os mecanismos produtores de desigualdades educacionais no município. Foram identificados quatro mecanismos: a) a separação entre as redes privada e pública; b) as diferenças na oferta educacional das redes públicas estadual e municipal; c) as diferenças nos dois segmentos do ensino fundamental; d) o efeito das desigualdades socioespaciais sobre as oportunidades educacionais. Conclui-se que a diferenciação das redes de ensino, articulada a um sistema de matrículas que induz os pais a disputar entre si vagas em escolas de maior prestígio, cria um quase mercado educacional por meio do qual são produzidas desigualdades escolares. Conclui-se ainda que a concorrência entre as redes engendra mecanismos de interdependência e mútua reprodução.

Palabras clave : Quase Mercado Educacional; Desigualdades Educacionais; Efeito de Território; Políticas Educacionais; Teresina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )