SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número54Desigualdades educacionais no espaço urbano: o caso de TeresinaConcepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

NARODOWSKI, Mariano. Políticas públicas e infancia: deseos y límites a la igualdad en la educación. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.54, pp.551-789. ISSN 1413-2478.

O artigo descreve um cenário social com base nos conceitos de monopólio estatal sobre a educação escolar em uma sociedade democrática, escolaridade gratuita e obrigatória durante o maior tempo possível; infância como razão de Estado, aliança entre escola e família com ênfase no escolar e ciência como paradigma do que se pode ensinar. Os elementos apontam para políticas públicas para a educação fundamental que respeitam o princípio de igualdade na perspectiva do direito máximo à educação. Para que esse cenário seja possível, algumas questões serão delimitadas: o poder paterno sobre a infância, um desenvolvimento urbano mercantilizado e o direito absoluto a educar e ser educado de acordo com pautas culturais singulares. O artigo indaga sobre os motivos dessas limitações e sobre as possibilidades de a política pública manter o respeito irrestrito ao princípio de igualdade, modificando alguns dos elementos do cenário social proposto originariamente.

Palabras clave : Igualdade; Monopólio Estatal; Políticas Públicas; Direito à Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )