SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número54Políticas públicas e infancia: deseos y límites a la igualdad en la educaciónCartilha Ada e Edu: de produção regional à circulação nacional (1977-1985) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

RUSSO, Kelly  e  ARAUJO, Cinthia. Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.54, pp.571-790. ISSN 1413-2478.

Um debate frequente e atual na sociedade brasileira é a relação entre diferenças culturais e cotidiano escolar. Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa realizada entre 2006 e 2009, focalizando a análise sobre como professores/as identificam as diferenças presentes no espaço escolar e quais dispositivos pedagógicos mobilizam para lidar com elas. A pesquisa incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores/as do ensino fundamental, cujos resultados provocaram a organização de um grupo focal em que professores de escolas públicas e privadas aprofundaram a discussão. Este texto dedica-se a apresentar alguns resultados da análise do grupo focal. Entre os aspectos em destaque, verificou-se que os processos de identificação das diferenças aparecem, em geral, relacionados a situações de desigualdade e de preconceito; e a utilização de estratégias didáticas, ora pretendem igualar, ora desejam valorizar as diferenças.

Palavras-chave : Diferença Cultural; Cotidiano Escolar; Dispositivos Pedagógicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )