SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número54Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de JaneiroReproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

CARDOSO, Cancionila Janzkovski. Cartilha Ada e Edu: de produção regional à circulação nacional (1977-1985). Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.54, pp.589-791. ISSN 1413-2478.

O texto apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo geral foi o de contribuir para a sistematização e socialização da história de um livro mato-grossense, mediante a investigação da produção, difusão e circulação da cartilha Ada e Edu, elaborada em 1977. A investigação se inscreve na história da alfabetização, sendo orientada por referenciais teórico-metodológicos ligados à história cultural e à história dos livros. A proposta metodológica baseou-se no circuito das comunicações, modelo proposto por Robert Darnton, para examinar o percurso da cartilha regional Nossa terra nossa gente, posteriormente transformada em cartilha Ada e Edu, editada e comercializada nacionalmente pela Editora Bloch. Foi possível reconstruir aspectos da produção e da circulação dessa cartilha no contexto mato-grossense e registrar elementos da circulação em âmbito nacional, via Programa Nacional do Livro Didático.

Palabras clave : História da Alfabetização; Cartilhas Escolares; Circulação de Livros.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )