SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número54Cartilha Ada e Edu: de produção regional à circulação nacional (1977-1985)Demandas por qualificação profissional: Recife, segunda metade do século XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

CARVALHO, José António Brandão  y  BARBEIRO, Luís Filipe. Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.54, pp.609-792. ISSN 1413-2478.

A escrita pode ser perspectivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola, a escrita pode assumir nesses processos, realizamos um estudo com o objetivo de verificar até que ponto essa dimensão é valorizada na escola portuguesa no ensino básico. Optamos por dois percursos metodológicos complementares: a análise de manuais escolares e um inquérito a professores por meio de questionário. Os dados recolhidos demonstram que, no contexto escolar, o uso da escrita acontece, sobretudo, no quadro de tarefas que visam à reprodução de informação e que, só muito raramente, ela é perspectivada como promotora da elaboração do conhecimento.

Palabras clave : Escrita; Ferramenta de Aprendizagem; Reprodução/ Construção de Conhecimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )