SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número54Demandas por qualificação profissional: Recife, segunda metade do século XIXPolítica educacional para populações camponesas: da aparência à essência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas. Formação para o ensino agrícola nos Centros de Treinamento de Professores e de Auxiliares Rurais (1952-1963). Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.54, pp.647-795. ISSN 1413-2478.

Este artigo analisa o ensino agrícola proposto e desenvolvido pela Campanha Nacional de Educação Rural (1952-1963) nos Centros de Treinamento de Professores e de Auxiliares Rurais. São analisados os programas de ensino desses cursos publicados no volume especial, número 10, editado pela Campanha em 1961/1962. O ensino agrícola compunha a educação rural e objetivava formar professoras rurais e ampliar conhecimentos do homem do campo para fixá-lo no seu meio. Essa formação buscou suprir a falta de professores rurais, de conhecimentos agrícolas, higiene rural, fortemente orientada pela “educação dos costumes”, de como portar-se à mesa e valorização do lazer racional, a par de campanhas de registro civil e casamentos, campanha das árvores, incentivo para eleger representantes às diretorias como formas de educação para a cidadania. A ausência de professoras rurais e os baixos salários denunciados desnudam as práticas de nossos atuais governantes ao desvalorizarem a profissão docente.

Palabras clave : Ensino Agrícola; Educação Rural; Formação de Professores Rurais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )