SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número54Formação para o ensino agrícola nos Centros de Treinamento de Professores e de Auxiliares Rurais (1952-1963)O financiamento da educação de jovens e adultos em municípios mineiros no período de 1996 a 2006: até quando migalhas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

RIBEIRO, Marlene. Política educacional para populações camponesas: da aparência à essência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.54, pp.669-796. ISSN 1413-2478.

O artigo trata da política educacional que se destina às populações camponesas. Visa analisar as concepções que informam a educação do campo e o Programa Escola Ativa no intuito de captar as contradições que impregnam a política de Estado para essas populações. E assim compreender as razões que explicam a reedição da Escola Nova identificada como Escola Ativa numa realidade e tempo diversos dos que lhe deram origem. Parte da aparência materializada nas estratégias do Estado explicitadas nos documentos que orientam a aplicação da Escola Ativa e da educação do campo para penetrar na essência que informa tais estratégias. As descobertas e o aprofundamento de questões resultantes desta análise poderão subsidiar pesquisadores e educadores comprometidos com a educação do campo, o que demarca a relevância do trabalho.

Palavras-chave : Política Educacional; Educação do Campo; Escola Ativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )