SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número54Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinadoA mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

MUELLER, Rafael Rodrigo. Tecnologias gerenciais, educação e capital. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.54, pp.739-800. ISSN 1413-2478.

O objetivo de nosso artigo é analisar as tecnologias gerenciais e sua relação histórica com a educação. Para tanto, torna-se imprescindível verificarmos a relação existente entre os métodos e técnicas de treinamento desenvolvidos nos Estados Unidos por Charles Allen, em 1919, que foram intensificados com base no que ficou conhecido como “treinamento dentro da indústria” ou Training Within Industry (TWI), em 1940, e evoluíram após a Segunda Guerra Mundial, e o que se caracterizou como “gerenciamento japonês”, quando finalmente fundamentaram-se como um elemento-chave do sistema Toyota de produção (STP). O caráter ideológico que perpassa e é característico das tecnologias gerenciais foi verificado por intermédio da relação de tal manifestação de tecnologia com os ideais educacionais presentes tanto no discurso de managers como nas recomendações dos órgãos multilaterais e suas determinações voltadas à educação nas últimas três décadas.

Palabras clave : Tecnologias Gerenciais; Trabalho e Educação; Capital; Toyotismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )