SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue55Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidadeCurrículo e representações sociais de homem e natureza: implicações à prática pedagógica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

TRISTAO, Martha. Uma abordagem filosófica da pesquisa em educação ambiental. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.55, pp.847-860. ISSN 1413-2478.

Este artigo tem a intenção de associar o pensamento filosófico ambiental ou os princípios de uma ecofilosofia à pesquisa narrativa em educação ambiental, considerando o seu impacto na ciência, na vida e no desenvolvimento de sociedades sustentáveis. A abordagem metodológica defendida passa por uma investigação filosófica. O pensamento ecológico, como paradigma espistemológico, preconiza princípios metodológicos em que a abordagem da natureza envolve valores humanos e não se reduz ao aspecto científico apenas. Tal entendimento reconhece a existência de uma razão sensível como integrante da natureza humana, seus efeitos sociais e impactos ambientais. As bases ontológicas e epistemológicas que guiam pressupostos metodológicos e informam métodos e ações podem potencializar e enriquecer a área da educação ambiental. Busca ainda estabelecer um movimento congruente de metodologias de pesquisa com epistemologias e ontologias, questionar a natureza e os usos que são feitos da interpretação da educação ambiental.

Keywords : Processos de Identificação; Narrativas; Culturas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )