SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número55Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidadeCurrículo e representações sociais de homem e natureza: implicações à prática pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

TRISTAO, Martha. Uma abordagem filosófica da pesquisa em educação ambiental. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.55, pp.847-860. ISSN 1413-2478.

Este artigo tem a intenção de associar o pensamento filosófico ambiental ou os princípios de uma ecofilosofia à pesquisa narrativa em educação ambiental, considerando o seu impacto na ciência, na vida e no desenvolvimento de sociedades sustentáveis. A abordagem metodológica defendida passa por uma investigação filosófica. O pensamento ecológico, como paradigma espistemológico, preconiza princípios metodológicos em que a abordagem da natureza envolve valores humanos e não se reduz ao aspecto científico apenas. Tal entendimento reconhece a existência de uma razão sensível como integrante da natureza humana, seus efeitos sociais e impactos ambientais. As bases ontológicas e epistemológicas que guiam pressupostos metodológicos e informam métodos e ações podem potencializar e enriquecer a área da educação ambiental. Busca ainda estabelecer um movimento congruente de metodologias de pesquisa com epistemologias e ontologias, questionar a natureza e os usos que são feitos da interpretação da educação ambiental.

Palabras clave : Processos de Identificação; Narrativas; Culturas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )