SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue55Uma abordagem filosófica da pesquisa em educação ambientalPedagogía ambiental y didáctica ambiental como fundamentos del currículo para la formación ambiental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SILVA, Ana Tereza Reis da. Currículo e representações sociais de homem e natureza: implicações à prática pedagógica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.55, pp.861-876. ISSN 1413-2478.

O presente trabalho analisa a influência da racionalidade científica moderna nas opções curriculares e consequentemente nas representações sociais predominantes acerca do homem e da natureza. Para tanto, a análise em questão articula três campos conceituais: a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, as teorias críticas e pós-críticas de currículo e a teoria da complexidade de Edgar Morin. Em síntese, as reflexões sinalizam para o entendimento de que as representações sociais sobre a relação homem/natureza encontradas nas estruturas curriculares e, portanto, nos conhecimentos instituídos, comportam duas características correlacionadas: o dualismo e a herança do cânone disciplinar moderno. Por fim, a análise busca evidenciar as implicações éticas e epistêmicas que as representações dualistas da relação homem/natureza colocam às práticas pedagógicas contemporâneas.

Keywords : Representações Sociais; Relação Homem/Natureza; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )