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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

TOVAR-GALVEZ, Julio César. Pedagogía ambiental y didáctica ambiental como fundamentos del currículo para la formación ambiental. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.55, pp.877-898. ISSN 1413-2478.

Trata-se da questão da fundação do currículo para a educação ambiental no ensino superior, perante a qual é necessário construir os conceitos de pedagogia ambiental e de ensino ambiental. O referencial teórico é utilizado para definir as categorias de “pedagogia” e “ensinar”, e com base nele analisa-se a literatura e, assim, define-se a pedagogia ambiental e da didática ambiental. O estado da arte permite identificar duas bases teóricas: a) uma que se baseia na posse de conhecimento especializado e no ativismo, para o qual a formação do sujeito deve ser orientada para o cuidado, conscientização e preservação, o que é construído pelo estudo das disciplinas e da experiência; b) e outra que estabelece uma visão e uma ação complexa sobre o meio ambiente, para o qual a formação do sujeito é uma construção dos contextos, que é obtida por meio dos processos em estudo e estão envolvidos contextos.

Palabras clave : Educação Ambiental; Pedagogia; Didática; Currículo; Ensino Superior.

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