SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número55As temáticas gênero e sexualidades nas reuniões da ANPEd de 2000 a 2006Gênero como possibilidade ou limite da ação social: um olhar sobre a perspectiva de crianças pequenas em um contexto de educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de  e  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Práticas de numeramento e relações de gênero: tensões e desigualdades nas atividades laborais de alunas e alunos da EJA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.55, pp.921-938. ISSN 1413-2478.

O objetivo deste artigo é discutir as tensões de gênero que permeiam as práticas de numeramento que se forjam nas atividades laborais de alunas e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O material empírico aqui mobilizado foi produzido no acompanhamento de atividades laborais e escolares em uma associação de catadoras e catadores de materiais recicláveis, por meio de oficinas pedagógicas, observação de aulas, entrevistas e registros de episódios. O referencial teórico dialoga com os estudos de gênero, com os estudos no campo do numeramento e sustenta-se nas contribuições de Michel Foucault relativas ao discurso. Destacam-se na nossa análise os jogos de poder definidos pelas relações de gênero que impregnam essas atividades laborais como um alerta contra uma naturalização das desigualdades de gênero que o silenciamento desses jogos tende a perpetuar, inclusive quando se tematizam essas atividades com finalidades pedagógicas.

Palavras-chave : Relações de Gênero; Práticas de Numeramento; Atividades Laborais; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )