SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número55Práticas de numeramento e relações de gênero: tensões e desigualdades nas atividades laborais de alunas e alunos da EJAJovens deficientes na universidade: experiências de acessibilidade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BUSS-SIMAO, Márcia. Gênero como possibilidade ou limite da ação social: um olhar sobre a perspectiva de crianças pequenas em um contexto de educação infantil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.55, pp.939-960. ISSN 1413-2478.

O presente texto é parte de uma pesquisa de doutorado em que a geração de dados foi realizada no ano de 2009 em uma instituição pública de educação infantil da rede municipal de Florianópolis/SC. A fim de trazer uma descrição pela perspectiva das crianças, foram utilizados procedimentos metodológicos provenientes da etnografia, lançando mão de registros escritos, fotográficos e fílmicos. O grupo pesquisado era composto por 15 crianças com idade entre 2 e 3 anos, sendo 12 meninas e 3 meninos. Na geração de dados, evidenciou-se que o pertencimento e as noções de gênero envolvem uma variedade de conhecimentos e elementos sociais e culturais, os quais requerem um estudo minucioso para se compreender como e o que as crianças sabem e aprendem sobre eles ao estabelecerem suas relações no cotidiano de uma instituição de educação infantil. Nesse sentido, tão importante como compreender o que as crianças sabem e aprendem sobre gênero, são os usos que elas dão a esse conhecimento nas relações que estabelecem com seus pares e também com os adultos e suas possibilidades de ação social.

Palavras-chave : Educação Infantil; Gênero; Ação Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )